Fotografia contemplativa
Participei no final de semana de 24 e 25 de abril de 2021 da primeira oficina de fotografia contemplativa online oferecida pelo fotógrafo Zé Paiva e organizada pelo CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodisatva – Recôncavo, Salvador, Bahia.
Sem câmera profissional, mas apenas com o meu smartphone. Sem qualquer conhecimento técnico de fotografia, mas com toda a boa vontade, o que me atraiu para o curso foi a proposta de associar a contemplação à ação de fotografar e a proximidade entre fotografar e escrever poemas haicais.
A oficina foi permeada por preces e silêncios. A maior aprendizagem para mim foi contemplar a mim mesma diante das respostas aos exercícios e das relações interpessoais.
A prática da meditação, habilmente guiada por Zé Paiva, facilitou a localização do estado de relaxamento profundo e a recorrente prática por toda a oficina reverberou até na qualidade do meu sono nas noites sequentes.

A contemplação, o olhar com tempo, nos presenteia com revelações cada vez mais internas e aos poucos vamos vendo com clareza a força das nossas estruturas cármicas, tão automatizadas. Quando, enfim, enxergamos as nossas prisões, por compensação encontramos a capacidade da compaixão, grande benção que se mostrou nítida na postura equânime, gentil e generosa do professor.